.

São João de Cruz das Almas - Bahia > Notícia > Ministério do Turismo Quer Promover São João e o Forró

Ministério do Turismo Quer Promover São João e o Forró

Postado em 27/fev/2016 - Sem Comentários

Forrozeiros querem retomar espaço perdido para outros gêneros
Depois do Natal, a festa que mais movimenta a economia do Nordeste é o São João, o que não deixou de acontecer nem mesmo em 2015, o ano em que entramos em crise de dimensão cavalar. Animado com as possibilidades econômicas dos festejos juninos nordestinos para ajudar o Brasil a enfrentar o atual momento, o Ministério do Turismo (MTur) atendeu a um pedido de audiência do forrozeiro baiano (de Curaçá) Adelmário Coelho. O ministro Henrique Eduardo Alves abriu a agenda para receber artistas em Brasília, em reunião de duas horas que, pelo visto, deixou ambas as partes animadas.

Os responsáveis pelo turismo nacional abriram os olhos ao óbvio. A maior festa do Nordeste não é o Carnaval, que se fixa basicamente em Salvador e no Recife, mas o São João, que ostenta mega-arraiais como os de Caruaru, Campina Grande, Arcoverde e Cruz das Almas (BA): “Na Bahia apenas, acontecem umas 300 festas juninas muito grandes. As de Amargosa e de Cruz das Almas não são menores que as de Caruaru e Campina Grande. O São João é o Natal do nordestino”, comenta Santanna O Cantador, que fez uma média de 25 shows no São João. Santanna foi à reunião e se confessa otimista. “Se acontecer pelo menos 10% do que foi prometido, já será muito. Eles querem transformar o São João do Nordeste no São João do Brasil, com divulgação em larga escala pelo País e no exterior. E querem que os turistas conheçam a maior festa de inverno brasileira”.

Nas ações prometidas, ele destaca a contratação do artista pelo próprio MTur, que pagará o cachê diretamente ao próprio artista, ou à pessoa jurídica que o representa. “Eles vão cadastrar os artistas do forró pé de serra. Como o próprio ministro comentou: o turista que sai de São Paulo para, digamos, Caruaru, chega lá e encontra uma dupla sertaneja, se decepciona, porque pra ver uma atração dessas ele não precisa viajar.” Teresa Accioly, da Associação Forrozeiros de Pé de Serra e Ai, também presente ao encontro, considera que dias melhores virão para os músicos nordestinos:

“A cadeia produtiva do São João é enorme, movimenta o mercado de shows, culinária, vestuário, mas falta divulgação. A proposta é levar os artistas para o País inteiro. No São João, tocam no Nordeste, e, em outros meses, em outros Estados. Uma festa deste tamanho, no entanto, não tem patrocinadores como tem o Carnaval. O MTur quer atrair os principais patrocínios também para o São João. Está marcado um grande evento, em maio, em Brasília, para deflagrar a campanha”.

Marcelo Melo, do Quinteto Violado, reforça a elaboração do cadastro com os artistas. “A proposta é tornar o São João a grande festa nacional, com ações do ministério para sensibilizar prefeituras e governos. O cadastro com os artistas é uma ação importante. Espero que não fique só no papel.

(leia matéria na íntegra na edição impressa do Jornal do Commercio)

Fonte: http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/cultura/noticia/2016/02/19/ministerio-do-turismo-quer-promover-sao-joao-e-o-forro-221818.php

Facebook


Mais Notícia

2022 tem São João em Cruz
Prefeitura Anuncia as Atrações 2019
Esperando o São João. Cruz das Almas lhe aguarda!!!
Ao vivaço no Forrobodó, Santa Cruz fm. Vereador Thiago Chagas
Vereadora Camila Moura, ao vivaço no Forrobodó Santa Cruz FM
O Povo na rua. Cruz das Almas abre o mês de junho com Festa
Flor Serena – São João de Cruz 2017
São João 2017 – Manifestação Popular..
Coordenador do São João de Cruz em entrevista à Rádio Santa Cruz FM
Fotos antigas do São João de Cruz
Fique sabendo como será o São João em Cruz das Almas 2017
Veja a programação do São João de Cruz 2017
Por que as Espadas estão proibidas em Cruz das Almas?
Destino junino na BA, Cruz das Almas aposta no forró tradicional e deve receber 80 mil pessoas
Nota aos barraqueiros que desejam trabalhar no São João
Atrações Confirmadas – São João 2017
São João 2017 realmente será no Sumaúma?
Primeira escola de forró da Bahia, em Cruz das Almas
Ministério do Turismo Quer Promover São João e o Forró
Esse ano tem mais…

.